Adaptação ao CPAP

 

Melhore sua aceitação do CPAP através de acesso as consultas especializadas durante as primeiras semanas de tratamento para identificar e corrigir as dificuldades de adesão.

 

O incomodo gerado pelo ronco é o ponto de partida para que muitos pacientes procurem um médico, principalmente quando gera conflitos matrimoniais. O barulho excessivo é o que realmente os incomoda, não se atentando para outros quadros associados. Em geral, as queixas de fadiga, sonolência diurna, alterações comportamentais e cognitivas são pouco valorizadas pelo próprio paciente que as atribui a desgastes físicos, emocionais e/ou envelhecimento. No entanto, uma avaliação adequada pode diagnosticar que o ronco faz parte de um dos distúrbios do sono: a Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono (SAHOS). Esta síndrome é, atualmente, considerada um problema de saúde pública por causar aumento de acidentes de trânsito e trabalho, bem como, da morbi-mortalidade cardiovascular. Um dos exames mais fidegdinos para diagnosticar esta síndrome é a polissonografia noturna, realizada em um laboratório do sono, onde o paciente permanecerá monitorado por eletrodos por toda noite. Após o diagnóstico de SAHOS o médico indicara o melhor tratamento. Sabe-se que a forma mais conservadora e mais eficiente de tratamento da Síndrome de Apnéia Hipopnéia Obstrutiva do Sono (SAHOS) consiste no uso de pressão positiva aplicada as vias aéreas superiores durante o sono, através de uma máscara nasal ou facial, ou seja, a utilização do aparelho de CPAP. O CPAP é um aparelho que se adapta a um tubo flexível através do qual o ar liberado pelo aparelho é conduzido até uma máscara firmemente adaptada ao rosto do paciente e tem como função manter as vias respiratórias superiores (“garganta”) sempre aberta para que ocorra a passagem de ar livremente. Sabendo dos benefícios do CPAP para muitos pacientes com apnéia do sono, percebemos algumas dificuldades para se adaptar ao uso do aparelho nas primeiras semanas, podendo até mesmo levar ao abandono do tratamento. Com isso, foi desenvolvido a PROGRAMA DE ADAPTAÇÃO AO CPAP, pois estudos mostraram maiores chances de adesão ao tratamento quando este é realizado com o acompanhamento e orientações de um fisioterapeuta, assim as frustrações causadas pela não adequação ao tratamento poderão ser evitadas. O objetivo da PROGRAMA DE ADAPTAÇÃO AO CPAP é promover e melhorar a aceitação do CPAP através de acesso as consultas especializadas durante as primeiras semanas de tratamento para identificar e corrigir as dificuldades de adesão.

Quais são as atitudes da FISIOSONO para facilitar a adesão?
  • Adequação Inicial da máscara;
  • Adequação ao aparelho;
  • Evitar o ressecamento das vias aéreas;
  • Corrigir falhas de ajuste da máscara ao rosto;
  • Sensação de muita pressão;
  • Reavaliar a pressão nos casos de dificuldade de expiração;
  • Sensação de sufocamento – Dificuldade de expiração – Desconforto nos olhos
Quais os resultados esperados para o tratamento com o CPAP?

O benefício mais imediato ocorre sobre o estado de sonolência diurna, porém o benefício decorrente da supressão das apnéias do sono que se obtém com o CPAP vai além da restauração, da quantidade e da distribuição dos estágios do sono é a garantia de oxigenação normal para os tecidos e órgãos evitando por exemplo a hipertensão arterial que se desenvolve em 30% dos pacientes com Apnéia do Sono.

Temos aparelhos de CPAP e BIPAP, umidificadores e todos os tipos de máscara de acordo com as necessidades, visando maior conforto e adaptação à terapia de forma individualizada caso este não tenha o aparelho.

Porque devo encaminhar meu paciente para fazer a adesão ao CPAP?
Existe uma grande porcentagem de pacientes que iniciam o tratamento com CPAP e não dão continuidade e com isso é maior a probabilidade de um acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, acidentes automobilístico ou de trabalho, além da redução da qualidade de vida. Existem muitas dificuldades a adaptação ao CPAP para o tratamento da Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS), a escolha do equipamento e máscara é de suma importância tanto quanto o manuseio para instalação e ajustes destes. O nosso suporte terapêutico além de bem esclarecido com total expertise no assunto dará ao seu paciente boa estrutura no processo para que este tenha sucesso no tratamento, esclarecendo tudo sobre o equipamento e qualquer surpresa indesejável.
Podemos iniciar o programa de adaptação ao CPAP antes da titulação do CPAP?
Sim. Os pacientes se queixam muito do local em que vão dormir, fora de casa, onde estão habituados e o que mais estranham são os eletrodos da polissonografia que vão monitorar todo o exame. Quando este exame acusar uma apnéia de moderada a grave, o mesmo irá retornar para titular o CPAP, onde muita das vezes, com dificuldade por não conhecer o local e assustado, o paciente desiste do exame ou passa a noite em claro, apresentando baixa eficiência do seu sono e prejudicando assim a titulação. Com a indicação para a adaptação antes da titulação, a probabilidade de sucesso é bem maior para este exame.

Como funciona a adaptação ao CPAP.

Os pacientes que tiverem indicação do uso de CPAP para tratamento da Apnéia do Sono passarão por consultas onde serão avaliados por fisioterapeutas especializados e receberão orientações para melhorar a adesão ao tratamento. Cabe aos fisioterapeutas orientar aos pacientes quanto aos hábitos cotidianos, ensinar procedimentos para melhorar a qualidade do sono e instruí-lo quanto ao uso do CPAP (tipo de máscara, umidificadores, tipo de aparelho…).

 

  • Habilidades 100% 100%
  • Aceitação ao CPAP 80% 80%
  • Resultados do programa 80% 80%

Estamos preparados para adequar seu paciente, dando um maior conforto e qualidade de vida.

© 2016 Fisiosono . Todos os direitos reservados