MOTIVOS PARA ADERIR AO PROGRAMA DE ADAPTAÇÃO DE CPAP:

1) Pode ser muito difícil se adaptar ao tratamento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). Metade das pessoas que iniciam a terapia com CPAP não dão continuidade ao tratamento, o que aumenta o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, acidentes de carro, além de diminuir a qualidade de vida.

2) Escolher os equipamentos, instalá-los e ajustá-los pode ser uma tarefa difícil. Há muitas variáveis e detalhes importantes.
Além disso, as pesquisas estão em constante andamento, fazendo com que a tecnologia e a escolha dos melhores parâmetros mude rapidamente.

3) Através do Programa de Adaptação de CPAP, o usuário tem acesso a boas fontes de informação e uma pessoa esclarecida para ajudar com questões da terapia, que ocorrem frequentemente.

Hoje, a grande maioria dos pacientes tentam se adaptar sozinhos ao tratamento da SAOS. Todavia, informações detalhadas sobre a terapia, assim como a assistência contínua com uma equipe especializada, sem conflito de interesse com determinada marca ou fabricante, fazem a diferença na adaptação à terapia.
A venda do equipamento, mesmo que seja feita por um fisioterapeuta, pode estar restrita a uma determinada marca, por isso não serão sugeridos alguns produtos, mesmo que você possa precisar de um equipamento melhor, de um fabricante diferente.

4) Como acontece com qualquer mudança em sua vida profissional ou pessoal, uma boa estrutura de apoio é importante para o sucesso.
O início da terapia com CPAP certamente se qualifica como uma grande mudança na vida de alguém.
O início da terapia traz incertezas, tais como: qual máscara é a melhor, como lidar com vazamentos da máscara, como limpar os equipamentos, acessórios que facilitem a adaptação, além de como minimizar o desconforto do fluxo de ar.