A APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO INTERFERE NO TRABALHO, NA VIDA SEXUAL E AINDA PODE CAUSAR ACIDENTES.

Apneia obstrutiva do sono (SAOS) é um problema respiratório caracterizado por interrupções breves e repetidas da respiração enquanto dormimos. A SAOS acomete cerca de 32% da população brasileira.

A causa da SAOS, na maioria das vezes, é o conjunto de diversos fatores que incluem o excesso de peso, formato dos órgãos do pescoço e alguns comportamentos, como o uso cigarro, álcool e sedativos.

Quando dormimos, os músculos da garganta relaxam e esses fatores podem contribuir para o fechamento da via aérea, impedindo o ar de chegar aos pulmões.

Os principais sinais da SAOS são: ronco alto e frequente, engasgos e sufocação durante o sono, sonolência durante o dia, cansaço ao acordar, dor de cabeça ao acordar, pressão alta e impotência sexual.

A Apneia do sono influencia negativamente o nosso desempenho durante o dia e, quando não tratada, pode ser responsável por acidentes e aumentam a chance de desenvolvimento e agravamento de doenças.

A privação de sono causada pela apneia interfere no trabalho, na condução de veículos, operação de máquinas, além das atividades pessoais.

O uso da pressão positiva nas vias aéreas (CPAP) é o tratamento mais utilizado para o paciente com este diagnóstico.

Apesar dos benefícios da utilização do CPAP, a adesão ao tratamento é, muitas vezes, um desafio que pode ser facilmente superado com um suporte de adaptação.